EFEITO DA DEXAMETASONA NA FERTILIDADE DO TOURO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i3.43528Palavras-chave:
bovinos, glicocorticoides, sêmenResumo
A fertilidade de reprodutores bovinos é a condição essencial para o progresso genético e alta produtividade animal, podendo ser afetada por diversas patologias testiculares e pelo uso de alguns medicamentos de ação sistêmica. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da administração de dexametasona sobre o comportamento sexual, parâmetros espermáticos e dosagem de testosterona sérica de touros. Foram utilizados 6 touros com idade em torno dos 5 anos e escore de condição corporal semelhante, os quais foram divididos em dois grupos, controle (n=3) e tratado (n=3). O experimento foi dividido em dois períodos, preliminar e experimental, com duração de 18 semanas. Após a padronização das características avaliadas durante o período preliminar, os animais do grupo tratado receberam doses diárias de 20mg de dexametasona intramuscular durante 5 dias. Foram analisados e comparados os dados obtidos nos dois períodos para ambos os grupos. As características avaliadas foram: comportamento sexual, volume, pH e concentrações de frutose e ácido cítrico do ejaculado, motilidade progressiva, turbilhonamento, vigor, concentração, morfologia espermática e dosagem de testosterona plasmática. Dos parâmetros avaliados, houve diferença significativa (P<0,5) somente na dosagem de testosterona sérica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.