CONTAGEM BACTERIANA TOTAL EM AMOSTRAS DE LEITE DE TANQUE NO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v21i1.41581Palavras-chave:
ano de análise, idade da amostra, mês de análise, região de análiseResumo
Avaliou-se os efeitos de meio sobre a contagem bacteriana total (CBT) e logarítmico da contagem bacteriana total (logCBT) de amostras de tanque individuais, comunitário e latões coletadas pelas indústrias, analisadas pelo Laboratório da Qualidade do Leite (LQL) da Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) – Curitiba, PR. Foram analisadas 680.102 amostras de leite no período de janeiro de 2012 a maio de 2014 em dez regiões. As médias estimadas, desvios-padrão e coeficiente de variação para CBT, logCBT e idade da amostra foram: 1.307.000 ± 1.859.000 (UFC/mL), 136,7%; 5,89 ± 1,93 (log10UFCxmL-1), 29,5% e 2,95 ± 1,48 dias, respectivamente. Os efeitos incluídos no modelo matemático influenciaram significativamente (P<0,01) as variáveis estudadas. Menores valores para logCBT ocorreram no final do inverno e primavera (variando de 5,36 e 5,47 (log10UFCxmL-1)). Com o passar dos anos, observou-se uma diminuição dos valores, (5,66 para 5,51 (log10UFCxmL-1)). A região influenciou significativamente o logCBT (P<0,01), registrando a menor média de 3,64 em Campo Mourão e a maior de 6,44 (log10UFCxmL-1) na Metropolitana de Curitiba, justificadas por diferentes níveis de tecnologias adotadas nas diferentes regiões. Quando a idade da amostra variou de zero a dois dias o logCBT aumentou de 5,46 para 5,66 (log10 UFC x mL-1) e de três para sete dias, diminuíram de 5,66 para 5,57 (log10 UFC x mL-1). Resultados evidenciam a necessidade pelos produtores, técnicos e indústrias de reavaliarem seus procedimentos de higiene dos equipamentos de ordenha, resfriamento, temperatura e tempo de armazenagem do leite, melhorando a qualidade microbiológica do leite.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











