AVALIAÇÃO DA BIOQUÍMICA SANGUÍNEA EM ÉGUAS GESTANTES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i2.41562Palavras-chave:
albumina, éguas prenhes, glicose, proteína total, ureia e creatinina.Resumo
Para que ocorra o desenvolvimento fisiológico da gestação é necessário que o animal receba uma alimentação equilibrada e que esteja em boas condições corporais, garantindo o sucesso da criação. Exames do perfil bioquímico sérico são realizados, rotineiramente, em éguas gestantes, pois constituem dados básicos importantes sobre as condições destes animais, contudo, existem, na literatura, variações nos parâmetros de referência, em função do manejo, da raça, idade, peso vivo e do período gestacional. O objetivo desta pesquisa foi avaliar os níveis de proteínas totais, albumina, ureia, creatinina e glicose no sangue de 8 éguas gestantes, no 6º mês de gestação, e 8 éguas vazias. Foram coletadas amostras de 10 mL de sangue, por punção venojugular e encaminhadas ao laboratório. As dosagens foram realizadas empregando-se kits comercias e o equipamento Bioplus 2000. Não foram observadas diferenças significativas (P>0,05) nos níveis séricos de albumina, ureia e glicose entre as éguas vazias e gestantes. Entretanto, verificou-se efeito significativo (P<0,05) nos níveis de proteínas totais e creatinina, evidenciando níveis maiores destas moléculas no grupo das éguas gestantes, contudo, cabe ressaltar que os valores encontrados estão de acordo com alguns valores de referências citados na literatura. Sugere-se que mais pesquisas devam ser realizadas, visando a padronização dos valores de referência para éguas gestantes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











