Humoral immune response of buffalo heifers (Bubalus bubalis) vaccinated with B19 strain of Brucella abortus

Autores

  • Ana Patricia Moreira Pereira Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Alexandre do Rosário Casseb
  • Livia Medeiros Neves Casseb
  • William Gomes Vale UFRA
  • Washington Luiz Assunção Pereira UFRA

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v20i1.41123

Palavras-chave:

brucelose, bubalinos, vacina B19, soro aglutinação, resposta imune.

Resumo

RESUMO: A brucelose se encontra distribuída mundialmente. No Brasil apresenta maior prevalência para a espécie Brucella abortus que apesar de ser endêmica, encontra-se distribuída de forma heterogênea entre as diferentes regiões do Brasil. O presente estudo teve por objetivo avaliar a resposta imune humoral de bezerras bubalinas criadas na Mesorregião do Médio Amazonas, vacinadas com a cepa B19 de B. abortus na idade preconizada pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). Os animais selecionados foram 36 fêmeas (grupo teste) e 6 machos (grupo controle) com idades entre 3-8 meses. No dia 0 foi realizada a colheita de sangue em todos os animais, em seguida as fêmeas receberam vacina comercial com amostra B19 em dose padrão, com posteriores coletas de sangue ate aos 390 dias. Os soros sanguíneos foram avaliados nas provas de soro aglutinação: Antígeno Acidificado Tamponado - AAT e 2- Mercaptoetanol - 2ME. Os resultados para todas as amostras coletas no dia 0 apresentaram resultado negativo na reação. Aos 30 e 60 dias todas as fêmeas apresentaram 100% de reação na prova AAT e titulação de 200, iniciando o declínio da reação aos 90 dias nas duas provas. Durante o estudo um animal se mante reativo nas duas provas até 360 dias e, somente aos 390 dias 100% das fêmeas obtiveram reação negativa nas duas provas, durante todo o estudo os machos foram não reativos. A vacinação mostrou-se eficaz para a imunização, sendo uma ferramenta importante na profilaxia da brucelose na espécie estudada, bem como as provas aplicadas para o diagnostico dessa enfermidade em búfalos a nível regional.

Biografia do Autor

Ana Patricia Moreira Pereira, Universidade Federal Rural da Amazônia


William Gomes Vale, UFRA

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1970), Especialização no Royal Veterinary College, Estocolmo, Suécia (1975), Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976) e Doutorado e Pós-Doutorado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover (1983-1996). É Professor Titular Aposentado da Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal Rural da Amazônia, além de Professor de Pós-Graduação e Orientador da Universidade Federal do Pará e da Universidade de São Paulo. Foi Professor Visitante na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, University of Florida, Gainesville, USA e Universidade Frederico II, Napoles, Itália. É "Fellow" do Royal Veterinary College da Suécia e da Fundação Alexander von Humboldt da República Federal da Alemanha.Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, reprodução e sanidade em animais de fazenda em áreas tropicais. É revisor científico de vários períodicos técnico-científicos nacionais e internacionais tais como Animal Reproduction Science, Buffalo Journal, Reproduction in Domestic Animals, Theriogenology, Revista Brasileira de Medicina Veterinária, Ciência Animal Brasileira, Hora Veterinária, dentre outras. É consultor técnico de agências, empresas, e órgãos de fomento a pesquisas e desenvolvimento, privadas e governamentais no Brasil e no Exterior, tais como CAPES, CNPq, FAO/ESCORENA, IICA, IBF-International Buffalo Federation, ICAR-International Comittee of Animal Reproduction, Deutscher Bueffel Verband (República Federal da Alemanha), Associação Brasileira de Criadores de Búfalos, EMBRAPA, National Animal Breeding Institute (República Islâmica do Iran) dentre outros. É Comendador da Ordem da Medicina Veterinária Brasileira, Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária e, foi laureado com o Prêmio Paulo Dacorso Filho (versão 1997). Foi pioneiro nos estudos e desenvolvimento do processamento, congelação, inseminação artificial e reprodução em búfalos no Brasil e na América Latina. Foi Professor Visitante/Pesquisador A do CNPq, junto a Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, convênio UFOPA/FAPESPA/CNPq, permanecendo agora na mesma posição como Bolsista do Programa Nacional de Professor Visitante Sênior - PNPVS, covênio CAPES/UFOPA/FAPESPA, no biênio 2012-2014.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Como Citar

Pereira, A. P. M., Casseb, A. do R., Casseb, L. M. N., Vale, W. G., & Pereira, W. L. A. (2015). Humoral immune response of buffalo heifers (Bubalus bubalis) vaccinated with B19 strain of Brucella abortus. Archives of Veterinary Science, 20(1). https://doi.org/10.5380/avs.v20i1.41123

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva