Humoral immune response of buffalo heifers (Bubalus bubalis) vaccinated with B19 strain of Brucella abortus
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i1.41123Palavras-chave:
brucelose, bubalinos, vacina B19, soro aglutinação, resposta imune.Resumo
RESUMO: A brucelose se encontra distribuída mundialmente. No Brasil apresenta maior prevalência para a espécie Brucella abortus que apesar de ser endêmica, encontra-se distribuída de forma heterogênea entre as diferentes regiões do Brasil. O presente estudo teve por objetivo avaliar a resposta imune humoral de bezerras bubalinas criadas na Mesorregião do Médio Amazonas, vacinadas com a cepa B19 de B. abortus na idade preconizada pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). Os animais selecionados foram 36 fêmeas (grupo teste) e 6 machos (grupo controle) com idades entre 3-8 meses. No dia 0 foi realizada a colheita de sangue em todos os animais, em seguida as fêmeas receberam vacina comercial com amostra B19 em dose padrão, com posteriores coletas de sangue ate aos 390 dias. Os soros sanguíneos foram avaliados nas provas de soro aglutinação: Antígeno Acidificado Tamponado - AAT e 2- Mercaptoetanol - 2ME. Os resultados para todas as amostras coletas no dia 0 apresentaram resultado negativo na reação. Aos 30 e 60 dias todas as fêmeas apresentaram 100% de reação na prova AAT e titulação de 200, iniciando o declínio da reação aos 90 dias nas duas provas. Durante o estudo um animal se mante reativo nas duas provas até 360 dias e, somente aos 390 dias 100% das fêmeas obtiveram reação negativa nas duas provas, durante todo o estudo os machos foram não reativos. A vacinação mostrou-se eficaz para a imunização, sendo uma ferramenta importante na profilaxia da brucelose na espécie estudada, bem como as provas aplicadas para o diagnostico dessa enfermidade em búfalos a nível regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.