AVALIAÇÃO REPRODUTIVA E DESEMPENHO DA PROGÊNIE NA FASE INICIAL DE GALOS SEMIPESADOS COM DIFERENTES PESOS CORPORAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v21i1.40727Palavras-chave:
andrológico, ganho de peso, motilidade, pintos, vigor.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade reprodutiva e o desempenho da progênie (durante a fase inicial) de galos de duas linhagens semipesadas com diferentes faixas de peso. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualisado em esquema fatorial (3 x 2) constituído de dois fatores: três pesos corporais (2,5 kg, 2,75 kg e 3 kg) e duas linhagens semipesadas (Rhode Island Red e Plymouth Rock Barred), totalizando 6 tratamentos onde cada um possuía 5 galos analisados em três períodos de quatorze dias cada. Os dados coletados foram submetidos a análise de variância pelo teste de Tukey a 5% de significância. Galos mais pesados apresentaram melhores índices reprodutivos após a análise seminal, tendo a linhagem Rhode Island Red se sobressaído neste aspecto. Pintos oriundos de galos mais pesados apresentam maior peso ao nascer, sobressaindo novamente as aves da linhagem Rhode Island Red. Reprodutores machos mais pesados apresentam melhores índices reprodutivos seminais e de desempenho na sua progênie do que aves mais leves desde a análise da qualidade do sêmen, na relação entre o peso do ovo/peso do pinto e no desempenho da progênie na fase inicial do manejo. A linhagem Rhode Island Red apresentou melhores resultados para qualidade do sêmen do reprodutor e na relação peso do ovo de origem/peso do pinto, enquanto os pintos oriundos de galos da linhagem Plymouth Rock Barred apresentaram melhor desempenho durante a fase inicial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.