UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE ANÁLISE DE IMAGENS PARA ESTUDOS DE MORFOMETRIA TESTICULAR E ESPERMATOGÊNESE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v22i2.40596Palavras-chave:
Gallus gallus domesticus, testículo, epitélio seminíferoResumo
Objetivou-se avaliar a utilização do software Leica Qwin D1000, versão 4.1 para estudo de morfometria testicular e espermatogênese. Utilizou-se, quatro galos (Gallus gallus domesticus), machos adultos, entre 6 meses e 1 ano criados extensivamente. Após a obtenção do Índice Gonadossomático, os fragmentos de testículos foram processados para microscopia de luz e posteriormente realizou-se a morfometria testicular, onde, empregaram-se duas técnicas: uma convencional, em que o diâmetro dos túbulos seminíferos (DT) e altura do epitélio seminífero (AE) foram mensurados a partir de secções transversais de túbulos com contorno o mais circular possível, no mesmo estádio do ciclo do epitélio seminífero, com o auxílio de uma ocular micrométrica de 10x acoplada à objetiva de 40x; e uma técnica alternativa, com a utilização do software para análise de imagens, realizando mensurações sob as mesmas condições da técnica convencional. As imagens foram capturadas na objetiva de 40x e na ocular de 10x, obtendo um aumento de 400x. O diâmetro tubular e o comprimento total dos túbulos seminíferos apresentaram valores semelhantes (p > 0,01) tanto pela técnica convencional quanto pela técnica alternativa. Conclui-se que o software Leica Qwin D1000 apresenta confiabilidade para ser utilizado em pesquisas envolvendo avaliação histológica de testículos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.