MYCOPLASMA PULMONIS, AGENTE DA MICOPLASMOSE RESPIRATÓRIA MURINA: REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v21i4.39205Palavras-chave:
Micoplamose Respiratória Murina, Mycoplama pulmonis, Rato de Laboratório, Camundongo de laboratório.Resumo
A micoplasmose murina é uma infecção que ainda hoje representa um grande desafio para a experimentação animal em todo o mundo. O Mycoplasma pulmonis é o agente da micoplasmose respiratória murina, uma doença de curso crônico, lento e persistente por toda a vida do animal. O objetivo deste trabalho foi traçar um panorama sobre aspectos biológicos, a enfermidade, métodos de diagnóstico e as dificuldades de prevenção e controle deste microrganismo. Ratos e camundongos são usados em todo o mundo na pesquisa biológica, e quando possuem padronização sanitária aliada à padronização genética fornecem ao pesquisador modelos importantes para a compreensão de diversos mecanismos biológicos. Entretanto, essas espécies podem infectar-se por agentes patogênicos que, introduzidos na criação, afetam a produção e os resultados experimentais. Entre as principais infecções que acometem os roedores, a micoplasmose é uma das mais importantes porque produz problemas respiratórios e reprodutivos graves, comprometendo a criação e impedindo a obtenção de animais livres de patógenos. Mesmo com o advento de equipamentos como as estantes ventiladas e os microisoladores, a ocorrência da infecção ainda é 100% nas colônias convencionais e 3,2% a 20% em colônias mantidas sob barreiras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.