EFICÁCIA DE IVERMECTINA POUR ON E EM ASSOCIAÇÃO COM ALBENDAZOL E LEVAMISOL PER OS NO CONTROLE DE NEMATÓIDES GASTROINTESTINAIS EM OVINOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i2.39155Palavras-chave:
eficácia anti-helmíntica, exame parasitológico de fezes, nematoides gastrintestinais, ruminantes, tratamento de helmintosesResumo
A criação de ovinos no Brasil tem apresentado crescimento significativo nas atividades pecuárias. Um dos principais entraves na ovinocultura trata-se do controle dos nematoides gastrintestinais na criação desses animais. Atualmente, o fenômeno de resistência anti-helmíntica tem se apresentado comum mundialmente entre populações de nematoides de ovinos. Esse fato se deve muitas vezes ao controle desses agentes baseado praticamente no uso desses anti-helmínticos. O objetivo do presente trabalho foi comparar a eficácia de duas formulações antihelmínticas administrada em ovinos em uma propriedade localizada no sul do Espírito Santo. O ensaio consistiu em tratar um grupo de ovinos com ivermectina associada a albendazol e levamisol via oral, um segundo grupo de animais, administrar ivermectina via tópica e, outro grupo, o controle. Foi verificado após uma semana, após realizar exame de flutuação das amostras de fezes dos animais que os dois tratamentos foram eficazes no controle dos nematoides nos animais (P<0,05) comparados ao grupo controle. As formulações aplicadas apresentaram alto poder residual. O número de ovos por gramas de fezes nos animais nos grupos tratados abaixaram substancialmente após o tratamento. Foi observado que não houve alteração na frequência de gêneros de nematoides presentes nos animais. As formulações apresentaram-se eficazes para nematoides em ovinos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











