TOXOCARA SPP. O INIMIGO QUE RONDA OS QUATRO CANTOS DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v21i3.38930Palavras-chave:
larva migrans ocular, larva migrans visceral, saúde-públicaResumo
As espécies Toxocara canis e Toxocara cati são parasitos gastrintestinais de cães e gatos que apresentam distribuição mundial e são responsáveis pela zoonose conhecida como Toxocaríase, que acomete acidentalmente o homem, principalmente em países em desenvolvimento. No Brasil, o agente tem ampla distribuição, acometendo principalmente crianças, devido a hábitos geofágicos, contato íntimo com animais e acesso a caixas de areia contaminadas pelas fezes de cães e gatos em praças e parques de recreação. Observa-se a necessidade de transferir informações à população uma vez que esta importante infecção zoonótica está entre as mais comuns em todo o mundo e constitui-se em um risco potencial à saúde. Porém, ainda é muito negligenciada, seja pelo desconhecimento e/ou pela inespecificidade dos sinais clínicos e diagnóstico pouco solicitado rotineiramente. Devido à estreita relação entre o homem e seus animais de estimação que cresce constantemente, esta revisão objetivou investigar os fatores predisponentes, os sinais clínicos, os meios de diagnósticos disponíveis e a prevalência da infecção em cães, gatos, canídeos e felídeos selvagens e o homem, com base nos estudos retrospectivos feitos no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.