Avaliação parasitária de suínos nativos da região da Baixada Maranhense
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i2.38593Palavras-chave:
medicina veterinária, sanidade animal e medicina veterinária preventiva, sistemas de produção animal e meio ambiente.Resumo
Suínos nativos da região da Baixada Maranhense, localizada no noroeste do estado do Maranhão, são criados soltos nos campos com manejo inadequado. O trabalho teve como objetivo verificar a helmintofauna desses animais. Foram coletadas amostras de fezes de 200 suínos nativos para a realização de exames coproparasitológicos durante os períodos do início da seca, na seca, no início do período chuvoso e período chuvoso. Os resultados dos exames parasitológicos encontrados foram ovos da Superfamília Strongyloidea e os gêneros/espécies de Strongyloides, Trichuris suis, Ascaris suum, ovos e larvas de Metastrongylus, oocistos de coccídeos, cistos de Balantidium coli e Entamoeba coli, e o Acanthocephalo Macracanthorhynchus hirudinaceus. Conclui-se que a helmintofauna gastrintestinal e pulmonar é diversificada, com maior carga parasitária no período de seca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.