EFICÁCIA DE TREINAMENTOS SOBRE AS BOAS PRATICAS DE FABRICAÇÃO NO SETOR AGROALIMENTAR
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i3.38393Keywords:
Boas práticas de fabricação, treinamento, entreposto de carne bovina.Abstract
O objetivo do trabalho é avaliar a aplicação de um programa de treinamento sobre boas pratica de fabricação para manipuladores de entreposto de carne bovina Juntamente com a averiguação do conhecimento referentes aos treinamentos nas praticas de produção através de testes microbiológicos do produto. O trabalho foi realizado em um entreposto frigorífico de carne bovina na região de Ponta Grossa com produção de 800 mil Kg/mês e que atua sob serviço de inspeção federal (S.I.F). Nesse local de pesquisa há 110 funcionários no total, A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, nas quais foram aplicados questionários relativos ao nível de conhecimento das Boas Praticas de Fabricação (BPF). A segunda etapa foi à verificação do conhecimento adquirido pelos novos funcionários pós-treinamento, visando demonstrar a eficácia dos mesmos, por meio da aplicação do mesmo questionário em torno de 45 dias após o primeiro teste, para os mesmos funcionários participantes da primeira etapa. Com as respostas obtidas da primeira questão verificou que 60% dos funcionários já trabalharam no setor alimentício, porem no país, a mão de obra recrutada para manipulação dos alimentos geralmente não é qualificada e, em muitos casos, sequer há treinamento dos funcionários para que possam assumir adequadamente as atividades referentes à produção de alimentos. Demonstrando que no mês de março o índice de contaminação relacionado com a higiene dos manipuladores estava acima do esperado e exigido por normativas. No mês de junho os resultados em relação à qualidade do produto foram satisfatórios, pois apresentaram uma melhoria no nível de contaminação do produto nos resultados laboratoriais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











