ESTUDO DAS ALTERAÇÕES CLÍNICAS E ANATOMOPATOLÓGICAS OBSERVADAS EM OVINOS (Ovis aries) INTOXICADOS EXPERIMENTALMENTE COM A PLANTA ESPIRRADEIRA (Nerium oleander L.)
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v3i1.3760Resumo
Foram avaliados parâmetros físicos e alterações anatomopatológicas de ovinos (Ovis aries) intoxicados experimentalmente com suspensão aquosa triturada de partes aéreas de Nerium oleander (espirradeira). A planta foi administrada a cordeiros de 3 meses de idade, divididos em 4 grupos compostos de 3 animais cada (grupos I, II, III e IV) e mais 1 grupo (V) mantido como testemunha, composto por 2 animais. A suspensão da planta foi administrada por meio de sonda orogástrica, em doses de 0,75 g/kg, 0,25 g/kg, 0,083 g/kg e 0,027 g/kg, correspondendo aos tratamentos I, II, III e IV, respectivamente. Os ovinos do grupo testemunha (V), receberam apenas água destilada. Os cordeiros foram examinados periodicamente até a morte ou recuperação dos mesmos, totalizando um máximo de 145 horas de avaliações. Todos os animais tratados adoeceram nas primeiras 4 horas após a intoxicação. Quanto aos exames físicos, os animais apresentaram alterações importantes de freqüências cardíaca e respiratória e redução na atividade ruminal. Ocorreu mortalidade em todos os componentes do grupo I, em 2 animais do grupo II, em 1 ovino do grupo III e em nenhum cordeiro do grupo IV. Nos animais que foram a óbito, realizou-se a necrópsia com a avaliação macroscópica de todos os órgãos. Fragmentos de coração, pulmão, fígado, rim, rúmem, duodeno, cérebro e cerebelo foram colhidos, examinados histologicamente e corados pela técnica de hematoxilina de Harris e eosina. Macroscopicamente, foi observado edema, congestão, hemorragias puntiformes, assim como áreas de isquemia nos sistemas respiratório, digestivo e circulatório. Às alterações histológicas observadas seguiram as lesões macroscópicas e incluíram hiperemia, edema intersticial, hemorragia e necrose focal.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.