QUANTIFICAÇÃO HISTOLÓGICA DE ESPERMATOGÊNESE DE RATOS WISTAR TRATADOS COM DIMETIL SULFÓXIDO (DMSO)
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v3i1.3758Resumo
Com o objetivo de obter dados sobre os efeitos da ação do dimetil sulfóxido (DMSO) na espermatogênese de ratos, de modo a proporcionar uma análise mais acurada dos efeitos do DMSO sobre a quantificação da espermatogênese de mamíferos, 24 ratos albinos da raça Wistar, com 75 dias de idade e peso vivo médio de 325 gramas, oriundos do Biotério Central da Universidade Federal do Paraná, foram utilizados no estudo. Os animais foram divididos em dois grupos - Controle e Experimental - e submetidos a dois tipos de tratamento. No primeiro, o Grupo Experimental (de 10 animais) recebeu aplicações tópicas de DMSO no jarrete, 2 vezes ao dia, na dosagem de 1,0 g/kg de peso vivo, durante um período de 7 dias consecutivos. No segundo tratamento, o Grupo Experimental (de 7 animais) recebeu aplicações tópicas de DMSO no escroto 2 vezes ao dia, na dosagem de 1,0 g/kg de peso vivo, durante um período de 54 dias consecutivos. O Grupo Controle (de 7 animais) recebeu aplicações de solução salina friccionadas na pele do jarrete e do escroto 2 vezes ao dia, por período equivalente ao dos tratamentos. Foram avaliados e comparados os seguintes parâmetros: a) proporções volumétricas dos componentes do parênquima testicular; 6) diâmetro dos túbulos seminíferos; c) contagem dos elementos celulares do epitélio seminífero; d) rendimento intrínseco da espermatogênese. As investigações proporcionaram os seguintes resultados: a) a proporção volumétrica entre os grupos analisados não diferiu significativamente (p≤0,05); b) os dados obtidos no diâmetro dos túbulos seminíferos indicam que o parênquima testicular não diferiu significativamente entre os dois grupos; c) a contagem dos elementos celulares do epitélio seminífero não apresentou diferença significativa entre os dois grupos estudados; d) constatou-se um rendimento aparentemente normal da espermatogênese entre os grupos analisados. O processo espermatogênico, no presente trabalho, aparentemente não causou alteração após a aplicação do DMSO e da solução salina. Há necessidade de estudos posteriores para confirmar os dados obtidos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.