INCIDÊNCIA DE OVOS DO GÊNERO Toxocara STILES, 1905 EM VINTE LOGRADOUROS PÚBLICOS NA CIDADE DE CURITIBA, PARANÁ-BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v3i1.3756Resumo
O objetivo do presente trabalho foi o de verificar a presença de ovos de Toxocara spp. no solo de logradouros públicos na cidade de Curitiba - Pr., que possui 282 áreas de recreação, distribuídas entre jardinetes, parques, praças públicas e outros, em 68 bairros. Nos meses de janeiro e fevereiro de 1994 e janeiro e fevereiro de 1995, foram estudadas 400 amostras - 200 de solo e 200 de fezes de cães e gatos depositadas no solo de 20 locais públicos, determinados por sorteio após a divisão da cidade em quatro quadrantes. As amostras de solo foram coletadas de cinco pontos distintos das áreas de lazer, uma no centro e uma em cada uma das quatro extremidades, num total de 1250 g. (250 g. por amostra). As fezes depositadas no solo foram recolhidas ao redor dos locais destinados à recreação infantil, no total de cinco amostras por logradouro. Em laboratório, as amostras de solo e de fezes foram examinadas através das técnicas descritas por WILLIS e por HOFFMANN, PONS e JANER, em microscópio óptico. Quatro das 200 amostras de solo estudadas (2,0%) estavam contaminadas com ovos de Toxocara spp., enquanto que oito das 200 amostras de fezes pesquisadas (4,0%) apresentaram resultado positivo para Toxocara spp. Os resultados demonstraram a contaminação dos solos de 8 logradouros (40,0%), alguns deles próximos ao centro da cidade de Curitiba.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.