OCORRÊNCIA E ASPECTOS MACRO E MICROSCÓPICOS DO CISTO DE INCLUSÃO DA SEROSA UTERINA EM CADELAS E GATAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i1.36691Palavras-chave:
medicina veterinária, patologia animalResumo
Objetivou-se relatar a ocorrência de cistos de inclusão da serosa uterina em cadelas e gatas, bem como descrever seus aspectos macroscópicos e microscópicos. Foram utilizados 200 úteros (100 cadelas e 100 gatas) procedentes de ovariosalpingohisterectomia eletiva. As peças foram fixadas inteiras em formaldeído a 10% tamponado, seguindo-se ao processamento histológico de rotina, com as lâminas coradas pela hematoxilina e eosina. Os animais de estudo foram classificados segundo a espécie, a faixa etária, a parição e o uso de contraceptivos. Os dados obtidos foram analisados pelo teste Qui-quadrado, com nível de significância de 5%. Dos úteros analisados 7% das cadelas e 1% das gatas apresentaram cistos de inclusão da serosa uterina, não havendo diferença estatística significativa para a faixa etária, a parição e o uso de contraceptivos interespécie. Macroscopicamente, foram observadas dilatações císticas únicas localizadas na região miometrial ou na superfície serosa do útero. Estes cistos estavam presentes na porção cranial ou medial dos cornos uterinos. Ao corte, apresentaram conteúdo líquido de aspecto seroso. Histologicamente, as dilatações císticas localizavam-se entre o miométrio e o perimétrio ou apenas na camada miometrial. O revestimento interno dos cistos era composto por epitélio variando em cúbico, colunar, pavimentoso, estratificado ou misto. Conclui-se que o cisto de inclusão da serosa uterina é uma alteração patológica com baixa incidência em cadelas e gatas, que causa irregularidade na superfície uterina, pela formação dos cistos, e apresenta ampla variedade de revestimento epitelial interno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.