HEMATO-BIOCHEMICAL RESPONSE TO EXERCISE WITH ERGOMETRIC TREADMILL, MOUNT TRAINING AND COMPETITION IN JUMPING HORSES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i2.36617Palavras-chave:
enzimas clínicas, fisiologia do exercícioResumo
Este estudo objetivou avaliar as variações hematológicas e bioquímicas que ocorrem em diferentes protocolos de exercícios em equinos de salto. Foram utilizados 17 equinos da raça de salto Brasileiro de Hipismo, entre 5 e 12 anos. Todos os animais foram submetidos aos seguintes protocolos de exercício: repouso (controle); esteira ergométrica (40 min a 5 m/s); treinamento montado (40 min, sendo 10 min ao passo, 20 min ao trote, 10 min ao galope); e competição (prova de salto a 350 m/min, obstáculos com 1,20 m de altura e percurso de 430 m). Foram realizadas coletas de sangue e verificação da frequência cardíaca com os animais em repouso (controle) e imediatamente após o término dos protocolos de exercício. As avaliações sanguíneas abrangeram contagem de eritrócitos e leucócitos totais, hematócrito, concentração de hemoglobina, proteínas plasmáticas totais, creatina quinase (CK), lactato desidrogenase (LDH), aspartato transaminase (AST), fosfatase alcalina (FA), lactato, glicose, bicarbonato, ureia, creatinina, sódio e potássio. Em relação ao grupo controle, o exercício em esteira ergométrica apresentou variações significativas apenas em hematócrito, frequência cardíaca, potássio e creatinina. O treinamento montado e a competição apresentaram aumentos nas concentrações de proteína, CK, LDH, FA e potássio com relação aos demais protocolos de exercício. Hemoglobina e lactato aumentaram apenas no grupo de competição. A concentração de glicose reduziu em todos os grupos experimentais quando comparada ao grupo em repouso. A frequência cardíaca, a creatinina, número de eritrócitos, hematócrito e FA apresentaram aumento progressivo conforme a intensidade de exercício. Não houve alterações nos valores de AST, ureia e sódio. Conclui-se que os diferentes protocolos de exercício em equinos de salto promovem diferentes respostas nos parâmetros hemato-bioquímicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.