Produção e Composição Químico-Bromatológica de Gramíneas Tropicais Submetidas a Dois Níveis de Irrigação
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i2.36337Palavras-chave:
Forrageiras, NIDIN, nitrogênio totalResumo
Objetivou-se avaliar a produção e composição bromatológica de cinco espécies forrageiras submetidas a dois níveis de irrigação. As forrageiras utilizadas foram: Urochloa brizantha cv. MG-5, Andropogon gayanus, Urochloa humidicola, Digitaria umfolozi e Panicum maximum cv. Aruana, submetidas ou não a irrigação, com quatro repetições. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso em esquema fatorial 5 x 2. Observou-se interação significativa (P<0,05) na produção de MS, no teor de LFV e na relação lâmina foliar:colmo, entre as espécies e níveis de irrigação. Verificou-se diferença significativa (P<0,05) no teor de NDT, entre as espécies e os níveis de irrigação. Foi observada interação significativa (P<0,05) no teor de NT entre as forrageiras e níveis de irrigação. As forrageiras apresentaram maior teor de NT no nível sem irrigação. As forrageiras apresentaram maior teor de NIDIN e NIDA na área irrigada. A irrigação aumentou a produção por área e o percentual de LFV, a irrigação diminui o teor de NT e aumentou o percentual de nitrogênio complexado a parede celular das forrageiras (NIDIN e NIDA).Downloads
Publicado
2015-09-01
Como Citar
Oliveira, V. S., Morais, J. A. da S., Fagundes, J. L., Santana, J. C. dos S., Lima, I. G. S., & Santos, C. B. (2015). Produção e Composição Químico-Bromatológica de Gramíneas Tropicais Submetidas a Dois Níveis de Irrigação. Archives of Veterinary Science, 20(2). https://doi.org/10.5380/avs.v20i2.36337
Edição
Seção
Medicina Veterinária Preventiva
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











