RENDIMENTO DE CARCAÇA E CORTES DE PERUS COMERCIAIS SUBMETIDOS A DIFERENTES MANEJOS DE ALIMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v19i4.36243Palavras-chave:
medicina veterinária, zootecnia, produção animal, manejo, nutrição.Resumo
Conduziu-se um experimento com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes manejos alimentares de perus machos de linhagem comercial na fase de terminação sobre o rendimento de carcaça e cortes ao abate. Utilizou-se 920 machos da linhagem comercial Nicholas 700 em 40 boxes, que constituíram a unidade experimental composta por 23 aves por box. As aves foram alojadas com um dia de idade, criadas em condições idênticas até os 91 dias de idade e então submetidas ao período de avaliação, o qual teve 9 semanas de duração. O experimento foi constituído de quatro tratamentos, baseados no consumo de ração por ave, sendo um à vontade, e 3 controlados, os quais foram divididos em dois tratos diários (8h e 15h), com quantidades de ração diferentes entre si, sendo 100%, 95% e 90% do recomendado pelo manual da linhagem. Ao final do experimento, duas aves por repetição aos 140 e 154 dias de idade foram identificadas, pesadas, abatidas e submetidas à avaliação de rendimento de carcaça e cortes. Os diferentes manejos alimentares interferiram no rendimento de peito (P<0,05), apresentando melhores resultados nas aves com alimentação à vontade. Assim, manejos de alimentação com fornecimento controlado e com restrição de ração na fase de terminação para perus de corte machos não afetam o rendimento e demais características da carcaça e resultam em menor rendimento de peito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











