CARACTERIZAÇÃO HISTOLÓGICA DE FÍGADOS BOVINOS COM FASCIOLOSE CRÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v19i4.35785Palavras-chave:
Fasciola hepatica, fibrose, histologiaResumo
A fasciolose bovina produz danos graves ao fígado e é causada pelo parasito Fasciola hepatica. Objetivou-se caracterizar as alterações histológicas do tecido hepático em bovinos com fasciolose crônica. Foram coletados 47 fígados de bovinos condenados por fasciolose e 12 fígados normais utilizados para controle. Foi feita a contagem de parasitos e coleta de cinco fragmentos de cada lobo, direito e esquerdo, dos fígados acometidos pela enfermidade, totalizando 235 amostras por lobo. O grupo controle foi coletado apenas um fragmento por fígado. Todo material foi fixado em formol a 10% e submetido ao processamento histológico. Foi feita a análise microscópica com base na distribuição da fibrose em graus 1, 2 e 3 e no tipo e intensidade do infiltrado inflamatório. A avaliação estatística foi feita pelo método descritivo e pelo teste de Mann-Whitney com 5% de probabilidade. Não foi verificada diferença entre o número de parasitos por lobo hepático, porém o lobo esquerdo apresentou maior intensidade parasitária. A fibrose foi observada em todas as amostras prevalecendo a de grau 1. Houve diferença significativa entre fígados com F. hepatica e fígados normais quanto ao grau de fibrose, tanto para o lobo direito quanto para o esquerdo e entre estes. O infiltrado inflamatório revelou predominância de células mononucleadas de intensidade discreta. Houve diferença entre a intensidade do infiltrado inflamatório entre os lobos direito e esquerdo do fígado. A presença de eosinófilos também foi verificada, porém em menor quantidade. Conclui-se que a fibrose é alteração mais marcante em fígados cronicamente infectados por F. hepatica e é mais evidente no lobo hepático esquerdo. O infiltrado inflamatório é predominantemente mononuclear discreto e também mais prevalente no lobo esquerdo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











