AVALIAÇÃO DO BEM ESTAR DE ANIMAIS DE COMPANHIA NA COMUNIDADE DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i2.35654Palavras-chave:
cães, educação socioambiental, gatos, guarda responsável, saúde pública.Resumo
Com o intuito de fornecer subsídios que norteiem futuras ações de educação socioambiental para a melhoria do bem estar animal, foi realizado um trabalho investigativo com o objetivo de avaliar o bem estar de animais de companhia na comunidade da Vila Florestal em Lagoa Seca/PB. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas através da aplicação de questionários durante visitas domiciliares a fim de traçar o perfil das famílias residentes na comunidade em relação à saúde pública e ao bem estar de cães e gatos. O procedimento amostral visou obter um número de famílias entrevistadas que fosse representativo da população e os dados coletados foram analisados a partir de análise estatística descritiva. Foi observado que 68% das famílias visitadas na Vila Florestal em Lagoa Seca/PB possuem cães e/ou gatos, porém a minoria destes tem o hábito de higienizar, vacinar e vermifugar seus animais. De forma geral, os moradores desta comunidade desconhecem aspectos importantes relativos à guarda responsável e de manejo dos animais de companhia, sendo que o poder aquisitivo mostra a impossibilidade da procura por serviços veterinários, como atendimento médico veterinário e vacinações. A pesquisa também fornece dados importantes que podem servir de subsídio para futuras ações pelo bem estar e saúde animal e, além disso, torna evidente a necessidade de ações educativas sobre guarda responsável, prevenção de doenças e também a necessidade de um serviço público veterinário para toda a população, contribuindo assim para a saúde pública local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











