DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS MORFO- INTESTINAIS DE LEITOAS DESMAMADAS ALIMENTADAS COM DIETAS CONTENDO ASSOCIAÇÕES DE MANANOLIGOSSACARÍDEO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v19i4.35581Palavras-chave:
desmame, diarreia, microingredientes nutricionais, morfometria intestinal, suíno.Resumo
Avaliou-se o efeito da suplementação de mananoligossacarídeo isolado e associados com ß-glucano e antibiótico em dietas de leitoas durante a fase de creche (21 aos 54 dias de idade) sobre o desempenho, características morfo- histológicas da mucosa intestinal e ocorrência de diarréia. Foram utilizadas 368 leitoas de mesma linhagem, com peso médio de 6,5 kg/unidade experimental, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos: 1 - Dieta controle Dieta basal - sem suplementação, 2 - Dieta basal + 1500 g de mananoligossacarídeo ton/ração, 3 - Dieta basal + 500 g de ß-glucano ton/ração e 4 - Dieta basal + 250g Colistina ton/ração, com quatro repetições cada e 23 animais por unidade experimental. O desempenho foi avaliado pelo peso corporal, ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar. As características morfo-histológicas da mucosa intestinal estudadas foram altura de vilosidade, profundidade das criptas intestinais, perímetro de vilosidade e relação altura de vilosidade:profundidade de cripta do duodeno, jejuno e íleo. A ocorrência de diarréia foi observada diariamente pela avaliação da consistência das fezes. Os animais com a dieta contendo a suplementação de mananoligossacarídeo apresentaram melhora de 6,68% no ganho de peso comparada aos demais tratamentos. A utilização de MOS não apresentou diferença (<0,05) na conversão alimentar. Os tratamentos não influenciaram o consumo de ração, incidência de diarreia e as características da morfo- histológicas intestinais. A suplementação de mananoligossacarídeo proporcionou os melhores resultados de ganho de peso e peso final em leitoas de linhagem comercial no período de 21 a 54 dias de idade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











