CONCENTRAÇÕES SÉRICAS DE TESTOSTERONA EM TOUROS JOVENS GUZERÁ E SUAS ASSOCIAÇÕES COM CARACTERÍSTICAS REPRODUTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v19i1.32140Palavras-chave:
medicina veterinária, zootecnia, reprodução animal.Resumo
Foram avaliados 24 touros da raça Guzerá, de 24 a 34 meses de idade, criados extensivamente, com o objetivo de avaliar o perfil das concentrações séricas de testosterona, e associá-las com características andrológicas (aspectos físicos: motilidade, vigor, turbilhonamento e concentração espermáticos, e volume seminal; e aspectos morfológicos: defeitos espermáticos maiores, menores e totais, do sêmen), circunferência escrotal (CE), classificação andrológica por pontos (CAP), peso corporal e idade. A média na concentração de testosterona foi de 1,36 ng/ml, com influência do horário de coleta nos níveis circulantes, com maior concentração ocorrendo às sete horas e menor ocorrendo as 19:00 horas; observou-se estabilização na concentração de testosterona circulante a partir das 13:00 horas. As correlações fenotípicas observadas entre as concentrações testosterona e a idade (0,53), peso corporal (0,72), CE (0,55), volume de sêmen (0,56), concentração espermática (0,71), consistência testicular (0,40) e CAP (0,46) sugerem associação favorável entre as características. Os resultados indicam compatibilidade entre crescimento corporal e fertilidade com as concentrações séricas de testosterona; e ainda, que os níveis circulantes de testosterona podem auxiliar na identificação e seleção de touros Guzerá, com maior potencial reprodutivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.