OREGANO ESSENTIAL OIL AS ANTIMICROBIAL AGENT IN BROILERS DIET
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v18i4.30331Palavras-chave:
Aves, Íleo, Microbiota, Antibiótico promotor de crescimento, TerpenosResumo
O presente estudo objetivou avaliar a adição de óleo essencial de orégano como agente antimicrobiano e no desempenho de frangos de corte. Utilizou-se 250 pintos de corte, machos, da linhagem Cobb, que foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado em grupos de cinco tratamentos e cinco repetições, com 10 aves cada: dieta com antibiótico e anticoccidiano (controle positivo); dieta sem antibiótico e anticoccidiano (controle negativo); dieta contendo apenas antibiótico; dieta com 0,5g de óleo de orégano; dieta com 1,0% de óleo de orégano. Foi observada uma menor freqüência de bactérias gram-positivas no íleo de frangos de corte tratados sem promotor de crescimento comparado com os grupos controle positivo ou com óleo de orégano (p < 0,01). Dentre as bactérias gram-positivas, os Lactobacillus apresentaram uma maior taxa de crescimento no íleo de frangos tratados com promotor de crescimento ou com 1g de óleo de orégano/kg de dieta. Porém, nos animais tratados com 0.5g de óleo de orégano foi verificada uma menor taxa de crescimento de Lactobacillus comparado com os tratados com 1g de óleo de orégano (p < 0,05), não diferindo do grupo controle negativo (p > 0,05). A adição de 1g de óleo de orégano/kg de dieta resultou em um menor peso relativo dos intestinos (p < 0.05), que não diferiu do grupo controle positivo (p > 0.05). Os resultados mostraram que a adição de 1g de óleo de orégano/kg de dieta exerceu um efeito antimicrobiano verificado por meio da redução do peso relativo dos intestinos e pelo aumento na frequência de Lactobacillus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.