EFFECT OF TEMPORARY CALF REMOVAL NUMBERS IN TIMED ARTIFICIAL INSEMINATION PROTOCOLS ON WEANING WEIGHT FROM NELORE CALVES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v18i2.28476Palavras-chave:
manejo reprodutivo, reprodução, sincronização, vacas de corteResumo
Objetivou-se avaliar os efeitos causados pelo número de remoções temporárias de bezerros (RTB) Nelore durante o protocolo de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) sobre o peso a desmama, além do efeito do mês de nascimento e da interação entre eles. Vacas (n = 271) com mais de 30 dias pós-parto foram sincronizadas com o seguinte protocolo de IATF: Dia 0: inserção de dispositivo intravaginal de progesterona + 2,0 mg de benzoato de estradiol; Dia 7: aplicação de 12,5 mg de dinoprost-trometamina; Dia 9: remoção do dispositivo de progesterona + 1,0 mg de cipionato de estradiol + RTB; Dia 11: IATF + retorno dos bezerros as vacas. Os bezerros cujas mães emprenharam após a primeira IATF foram submetidos a RTB apenas uma vez, já aquelas encontradas vazias após 30 dias foram ressincronizadas e seus bezerros foram submetidos a RTB pela segunda vez. O peso à desmama foi ajustado para 210 dias. A análise de estatística foi realizada pelo programa SAS. Não houve efeito do número de remoções temporárias no peso ao desmame (P > 0,05), porém, o mês de nascimento afetou esta variável (P <0,05). Concluiu-se que, o número de RTB em protocolos de IATF durante a estação de monta não afetou o peso à desmama dos bezerros. No entanto, o mês de nascimento afetou o peso à desmama de bezerros de corte, uma vez que aqueles que nasceram no início da estação de nascimento foram mais pesados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.