UTILIZAÇÃO DE FITASE EM RAÇÕES PARA COELHOS EM CRESCIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v18i1.28360Palavras-chave:
conversão alimentar, cunicultura, enzimas exógenas.Resumo
A cunicultura é uma atividade estratégica do ponto de vista econômico e da sustentabilidade ambiental. Na atual nutrição de precisão, a maximização do aproveitamento dos nutrientes é otimizada pelo uso de aditivos como as enzimas exógenas. Este trabalho objetivou avaliar o efeito da utilização da enzima fitase sobre o desempenho produtivo e digestibilidade em coelhos em crescimento. Foram utilizados 40 animais da raça Nova Zelândia Branca, distribuídos em cinco diferentes tratamentos, sendo uma dieta referencia e mais quatro dietas experimentais com a inclusão de 500, 1000, 1500 e 2000 FTU fitase por quilo de ração. Os animais foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com 5 tratamentos e 8 repetições. Para estudo do desempenho foram avaliados o peso aos 55 dias, peso aos 75 dias, consumo de ração, o ganho de peso diário e a conversão alimentar. Para estudo de digestibilidade, foram determinadas a digestibilidade da matéria seca, matéria mineral, matéria orgânica, proteína bruta, energia e fósforo. Não foram observadas diferenças significativas (P<0,05) para a maioria dos parâmetros de desempenho avaliados, sendo observada melhora apenas na conversão alimentar considerando todo período experimental, onde houve melhora a partir da inclusão da enzima. Em relação à digestibilidade dos nutrientes, nenhum dos princípios nutritivos foi influenciado pela adição de diferentes níveis de fitase (P>0,05). Outros trabalhos confirmativos devem ser desenvolvidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











