OSTEOPATIA HIPERTRÓFICA PULMONAR- ALTERAÇÕES CLÍNICAS E RADIOGRÁFICAS EM UM PACIENTE CANINO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v18i2.27143Palavras-chave:
cão, neoplasia pulmonar, reação perisotealResumo
A osteopatia hipertrófica é uma doença incomum que tem sido descrita em cães freqüentemente em associação a processos neoplásicos pulmonares primários ou metastáticos. Uma cadela sem raça definida com dez anos de idade foi atendida no hospital veterinário por apresentar prostração, dificuldade de locomoção, aumento de volume edematoso em todos os membros. O exame radiográfico revelou aumento de volume de tecidos moles e reação periosteal de aspecto paliçada no rádio, ulna, metacarpos. Também foi detectada massa tumoral difusa em parênquima pulmonar. O diagnóstico final foi de osteopatia hipertrófica associada à metástase pulmonar de adenocarcinoma.
Downloads
Publicado
2013-05-20
Como Citar
Hermeto, L. C., Fernandes, S. S. P., Jardim, P. H. de A., Mattei, D. R., & Pelisari, T. (2013). OSTEOPATIA HIPERTRÓFICA PULMONAR- ALTERAÇÕES CLÍNICAS E RADIOGRÁFICAS EM UM PACIENTE CANINO. Archives of Veterinary Science, 18(2). https://doi.org/10.5380/avs.v18i2.27143
Edição
Seção
Medicina Veterinária Preventiva
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.