EFEITO DO PLASMA RICO EM GLICOSE NA APOPTOSE DE NEUTRÓFILOS DE CÃES

Autores

  • Maria Carolina Ramos Nogueira
  • Priscila Preve Pereira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araçatuba.
  • Breno Fernando Martins Almeida Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araçatuba
  • Anelise Maria Bosco Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araçatuba
  • Tatiana Sousa Barbosa Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Botucatu
  • Paulo César Ciarlini Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araçatuba

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v18i2.25355

Palavras-chave:

hiperglicemia, imunossupressão, polimorfonuclear

Resumo

A hiperglicemia é considerada principal causa do aumento da mortalidade em pacientes diabéticos humanos, por promover a aceleração da apoptose dos neutrófilos, essenciais para o funcionamento do sistema imune. Desta forma, dá-se um efeito imunossupressor que contribui para o aumento da susceptibilidade dos pacientes a infecções bacterianas graves. Na espécie canina não há estudos semelhantes quanto ao efeito imunossupressor da hiperglicemia, de modo que se testou a hipótese de que o excesso de glicose acelera a apoptose dos neutrófilos em cães. Para tal, substituiu-se o plasma de amostras de sangue de 10 cães sadios por plasma autólogo, homólogo normoglicêmico e homólogo hiperglicêmico. Todas as amostras foram incubadas por duas e quatro horas. As mensurações de glicose foram realizadas pelo método cinético glicose oxidase e o índice apoptótico dos neutrófilos calculado pelo método morfométrico. Em todos os ensaios o índice apoptótico aumentou após duas e quatro horas. Após quatro horas, o índice apoptótico das amostras incubadas com plasma homólogo hiperglicêmico foi significativamente superior (p<0,05) aos das amostras incubadas com homólogo normoglicêmico e autólogo. Concluiu-se que in vitro o plasma hiperglicêmico aumenta a taxa de apoptose dos neutrófilos em cães, fortalecendo a hipótese de que cães portadores de doenças hiperglicemiantes possam igualmente sofrer imunossupressão por disfunções neutrofílica.

Biografia do Autor

Maria Carolina Ramos Nogueira

Médica Veterinária graduada pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araçatuba.

Priscila Preve Pereira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araçatuba.

Programa de Mestrado pela Universidade Estadual Paulista"Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araçatuba, Departamento de Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal na Área em Ciência Animal.

Breno Fernando Martins Almeida, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araçatuba

Programa de Mestrado pela Universidade Estadual Paulista"Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araçatuba, Departamento de Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal na Área em Ciência Animal.

Anelise Maria Bosco, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araçatuba

Programa de Mestrado pela Universidade Estadual Paulista"Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araçatuba, Departamento de Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal na Área em Ciência Animal.

Tatiana Sousa Barbosa, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Botucatu

Programa de Doutorado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Botucatu.

Paulo César Ciarlini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araçatuba

Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araçatuba, pelo Departamento de Clínica, Cirurgia, Ciência Animal na área de Medicina Veterinária com ênfase em Patologia Clínica Veterinária.

Downloads

Publicado

2013-05-07

Como Citar

Nogueira, M. C. R., Pereira, P. P., Almeida, B. F. M., Bosco, A. M., Barbosa, T. S., & Ciarlini, P. C. (2013). EFEITO DO PLASMA RICO EM GLICOSE NA APOPTOSE DE NEUTRÓFILOS DE CÃES. Archives of Veterinary Science, 18(2). https://doi.org/10.5380/avs.v18i2.25355

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva