EFEITO DO PLASMA RICO EM GLICOSE NA APOPTOSE DE NEUTRÓFILOS DE CÃES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v18i2.25355Palavras-chave:
hiperglicemia, imunossupressão, polimorfonuclearResumo
A hiperglicemia é considerada principal causa do aumento da mortalidade em pacientes diabéticos humanos, por promover a aceleração da apoptose dos neutrófilos, essenciais para o funcionamento do sistema imune. Desta forma, dá-se um efeito imunossupressor que contribui para o aumento da susceptibilidade dos pacientes a infecções bacterianas graves. Na espécie canina não há estudos semelhantes quanto ao efeito imunossupressor da hiperglicemia, de modo que se testou a hipótese de que o excesso de glicose acelera a apoptose dos neutrófilos em cães. Para tal, substituiu-se o plasma de amostras de sangue de 10 cães sadios por plasma autólogo, homólogo normoglicêmico e homólogo hiperglicêmico. Todas as amostras foram incubadas por duas e quatro horas. As mensurações de glicose foram realizadas pelo método cinético glicose oxidase e o índice apoptótico dos neutrófilos calculado pelo método morfométrico. Em todos os ensaios o índice apoptótico aumentou após duas e quatro horas. Após quatro horas, o índice apoptótico das amostras incubadas com plasma homólogo hiperglicêmico foi significativamente superior (p<0,05) aos das amostras incubadas com homólogo normoglicêmico e autólogo. Concluiu-se que in vitro o plasma hiperglicêmico aumenta a taxa de apoptose dos neutrófilos em cães, fortalecendo a hipótese de que cães portadores de doenças hiperglicemiantes possam igualmente sofrer imunossupressão por disfunções neutrofílica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.