AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE CRU COM BASE NA CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS EM REBANHOS BOVINOS COMERCIAIS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v18i1.24889Resumo
Objetivou-se avaliar a contagem de células somáticas (CCS) quanto aos requisitos determinados pela Instrução Normativa n°51, em leite de tanques de expansão de rebanhos leiteiros comerciais na região Agreste do Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, foram coletadas mensalmente, no período de janeiro a dezembro de 2010, amostras de leite bovino de tanques de expansão, e, analisadas quanto à contagem eletrônica de células somáticas por espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (IVTF), utilizando-se o equipamento MilkoScanTM FT+. Para análise dos dados foi usada a estatística descritiva, na avaliação das médias, considerou-se os limites da legislação brasileira, Instrução Normativa nº51. De acordo com os resultados obtidos pode-se observar que de um modo geral, as amostras das propriedades analisadas, quanto à CCS, se apresentaram dentro dos padrões preconizados pela Instrução Normativa nº51. O monitoramento da CCS em tanques é uma importante ferramenta para tomada de decisão pelo produtor na melhoria da qualidade do leite.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.