ESCORE DE HEMOSSIDERINA EM CITOLOGIA DE LAVADOS TRAQUEAIS PARA AVALIAÇÃO DA HEMORRAGIA PULMONAR INDUZIDA POR ESFORÇO EM CAVALOS DE PÓLO APÓS O EXERCÍCIO

Autores

  • Katia Silva Universidade Federal Fluminense
  • Juliana Nabuco Pereira Otaka Jockey Club Brasileiro
  • Maria Luisa Abreu Loredo Jorge Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
  • Carlos Alexandre Paula Gonçalves
  • Nayro Xaxier Alencar Universidade Federal Fluminense
  • Daniel Augusto Barroso Lessa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v17i2.24805

Palavras-chave:

cavalos de pólo, hemossiderina, Lavado traqueal,

Resumo

O pólo é um dos mais antigos esportes eqüestres, tendo sido introduzido no Brasil na década de 20 e sua atividade vem crescendo desde então. O aparelho respiratório é fundamental para a saúde e bom desempenho atlético dos eqüinos, sendo os processos mórbidos neste sistema responsáveis por prejuízos orgânicos e econômicos consideráveis. Dentre as enfermidades de maior importância do trato respiratório eqüino, destaca-se a Hemorragia Pulmonar Induzida pelo Exercício (HPIE). A citologia de lavado traqueal é considerada mais específica do que somente o exame endoscópico no diagnóstico dessa enfermidade. Considerando que os eqüinos de pólo ainda são pouco explorados no que se refere a estudos clínicos, este trabalho teve por objetivo aplicar o escore total de hemossiderina (ETH) na citologia traqueal de animais de pólo. Foram utilizados 37 equinos participantes de atividades de pólo. Foram realizado 30 a 90 minutos após a participação do animal na partida.. Os animais foram divididos em 2 grupos considerando a presença de sangue no exame endoscópico pós exercício. Considerando o valor de escore proposto por Doucet e Viel (2002), no grupo 1, a ocorrência de HPIE foi observada em 11,5% dos animais e no grupo 2 em 27,2%. Apesar de estarem aparentemente assintomáticos, os animais apresentaram quadros citológicos compatíveis com HPIE em proporções relevantes, fato que deve levar essas enfermidades a serem consideradas como uma das primeiras opções de diagnóstico na investigação de queda de desempenho atlético de equinos nessa atividade esportiva. Em virtude de o ETH ter sido desenvolvido para o LBA, novos estudos devem ser realizados para que seja estabelecido o ponto de corte ideal para o ETH em lavado traqueal. 

Biografia do Autor

Katia Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Clínica e Reprodução Animal pela Universidade Federal Fluminense. Médica Veterinária pela UNiversidade Federal Fluminense.

Nayro Xaxier Alencar, Universidade Federal Fluminense

Professor associado do departamento de patologia e clínica veterinária da faculdade de veterinária da Universidade Federal Fluminense.

Daniel Augusto Barroso Lessa, Universidade Federal Fluminense

Professor associado do departamento de patologia e clínica veterinária da faculdade de veterinária da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2012-07-23

Como Citar

Silva, K., Pereira Otaka, J. N., Jorge, M. L. A. L., Gonçalves, C. A. P., Alencar, N. X., & Lessa, D. A. B. (2012). ESCORE DE HEMOSSIDERINA EM CITOLOGIA DE LAVADOS TRAQUEAIS PARA AVALIAÇÃO DA HEMORRAGIA PULMONAR INDUZIDA POR ESFORÇO EM CAVALOS DE PÓLO APÓS O EXERCÍCIO. Archives of Veterinary Science, 17(2). https://doi.org/10.5380/avs.v17i2.24805

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva