ESCORE DE HEMOSSIDERINA EM CITOLOGIA DE LAVADOS TRAQUEAIS PARA AVALIAÇÃO DA HEMORRAGIA PULMONAR INDUZIDA POR ESFORÇO EM CAVALOS DE PÓLO APÓS O EXERCÍCIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v17i2.24805Palavras-chave:
cavalos de pólo, hemossiderina, Lavado traqueal,Resumo
O pólo é um dos mais antigos esportes eqüestres, tendo sido introduzido no Brasil na década de 20 e sua atividade vem crescendo desde então. O aparelho respiratório é fundamental para a saúde e bom desempenho atlético dos eqüinos, sendo os processos mórbidos neste sistema responsáveis por prejuízos orgânicos e econômicos consideráveis. Dentre as enfermidades de maior importância do trato respiratório eqüino, destaca-se a Hemorragia Pulmonar Induzida pelo Exercício (HPIE). A citologia de lavado traqueal é considerada mais específica do que somente o exame endoscópico no diagnóstico dessa enfermidade. Considerando que os eqüinos de pólo ainda são pouco explorados no que se refere a estudos clínicos, este trabalho teve por objetivo aplicar o escore total de hemossiderina (ETH) na citologia traqueal de animais de pólo. Foram utilizados 37 equinos participantes de atividades de pólo. Foram realizado 30 a 90 minutos após a participação do animal na partida.. Os animais foram divididos em 2 grupos considerando a presença de sangue no exame endoscópico pós exercício. Considerando o valor de escore proposto por Doucet e Viel (2002), no grupo 1, a ocorrência de HPIE foi observada em 11,5% dos animais e no grupo 2 em 27,2%. Apesar de estarem aparentemente assintomáticos, os animais apresentaram quadros citológicos compatíveis com HPIE em proporções relevantes, fato que deve levar essas enfermidades a serem consideradas como uma das primeiras opções de diagnóstico na investigação de queda de desempenho atlético de equinos nessa atividade esportiva. Em virtude de o ETH ter sido desenvolvido para o LBA, novos estudos devem ser realizados para que seja estabelecido o ponto de corte ideal para o ETH em lavado traqueal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











