PODODERMATITE PLASMOCITÁRIA FELINA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v17i1.24367Palavras-chave:
dermatopatologia, felinos, pododermatite, diagnóstico, crioterapia.Resumo
A pododermatite plasmocitária fekina é uma doença rara de pele, cuja etiologia é desconhecida. este artigo relata o caso de um felino, fêmea de três anos de idade com sinais clínicos específicos de pododermatite plasmocitária. A biópsia foi analisada no laboratório de patologia veterinária da UFPR - campus Palotina. Ao exame histopatológico observou-se a presença de uma ulcera com intenso infiltrado inflamatório composto principalmente por plasmócitos, neutrófilos, células de Mott e a presença de corpúsculos de Russell. Após o diagnostico o tratamento foi estabelecido com prednisona sem resultados. O veterinário optou então pelo tratamento cirúrgico com crioterapia. Até agora, um ano após o diagnóstico, o animal não mostrou recorrência dos sinais clínicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











