ARQUITETURA DA ÁRVORE BRÔNQUICA NO SAGUI-DE-TUFO-PRETO: UM MODELO ANIMAL EXPERIMENTAL PARA LESÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

Autores

  • Luana Célia Stunitz da Silva FMVZ-USP
  • Thaís Borges Lessa FMVZ-USP
  • Paulo Ramos da Silva Santos FMVZ-USP
  • Rose Eli Grassi Rici FMVZ-USP
  • Pedro Primo Bombonato FMVZ-USP
  • Carlos Eduardo Ambrósio FZEA–USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v17i4.24137

Palavras-chave:

anatomia veterinária, microscopia de luz, microscopia eletrônica de varredura, saguis, respiração

Resumo

O sagui-de-tufo-preto (Callithrix penicillata), bem como outros representantes do gênero Callithrix, possui uma grande importância na área da pesquisa, principalmente em estudos biomédicos. Entretanto existe ainda uma carência em pesquisas básicas, tais como aquelas que abarcam aspectos de sua anatomia e de sua fisiologia. Considerando a escassez de informações acerca da morfologia do sistema respiratório em saguis da espécie Callithrix penicillata, objetivou-se neste estudo descrever os aspectos histológicos e ultraestruturais da traquéia, dos brônquios e do pulmão destes animais por meio do uso da microscopia eletrônica de varredura (MEV) e da microscopia de luz. Para a avaliação foram utilizados cinco espécimes adultos, 3 fêmeas e 2 machos, que vieram a óbito por causas naturais. Na MEV da traquéia e brônquio observaram-se uma superfície densa de capilares salientes, a cartilagem hialina em formato de “C” e o feixe de músculo liso disposto em formato helicoidal. Já no tocante aos pulmões houve a observação das mesmas estruturas típicas de um pulmão de mamífero. Na microscopia de luz tanto para a traquéia, brônquios e pulmões as estruturas foram similares às já descritas para demais espécies de primatas não-humanos. Os dados obtidos nesta pesquisa elucidam a morfologia histológica e ultraestrutural da traquéia, brônquios e pulmões do sagui-de-tufo-preto (Callithrix penicillata). Servindo assim de subsídio para estudos de anatomia comparada bem como para o conhecimento acerca da morfologia de tal espécie de primata não-humano.

Biografia do Autor

Luana Célia Stunitz da Silva, FMVZ-USP

Departamento de Cirurgia, Programa de Pós-graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres

Thaís Borges Lessa, FMVZ-USP

Departamento de Cirurgia, Programa de Pós-graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres

Paulo Ramos da Silva Santos, FMVZ-USP

Departamento de Cirurgia, Programa de Pós-graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres

Rose Eli Grassi Rici, FMVZ-USP

Departamento de Cirurgia, Programa de Pós-graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres

Pedro Primo Bombonato, FMVZ-USP

Docente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP)

Carlos Eduardo Ambrósio, FZEA–USP

Docente do Departamento de Ciências Básicas da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA-USP)

Downloads

Publicado

2012-10-04

Como Citar

da Silva, L. C. S., Lessa, T. B., Santos, P. R. da S., Rici, R. E. G., Bombonato, P. P., & Ambrósio, C. E. (2012). ARQUITETURA DA ÁRVORE BRÔNQUICA NO SAGUI-DE-TUFO-PRETO: UM MODELO ANIMAL EXPERIMENTAL PARA LESÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Archives of Veterinary Science, 17(4). https://doi.org/10.5380/avs.v17i4.24137

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva