ARQUITETURA DA ÁRVORE BRÔNQUICA NO SAGUI-DE-TUFO-PRETO: UM MODELO ANIMAL EXPERIMENTAL PARA LESÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v17i4.24137Palavras-chave:
anatomia veterinária, microscopia de luz, microscopia eletrônica de varredura, saguis, respiraçãoResumo
O sagui-de-tufo-preto (Callithrix penicillata), bem como outros representantes do gênero Callithrix, possui uma grande importância na área da pesquisa, principalmente em estudos biomédicos. Entretanto existe ainda uma carência em pesquisas básicas, tais como aquelas que abarcam aspectos de sua anatomia e de sua fisiologia. Considerando a escassez de informações acerca da morfologia do sistema respiratório em saguis da espécie Callithrix penicillata, objetivou-se neste estudo descrever os aspectos histológicos e ultraestruturais da traquéia, dos brônquios e do pulmão destes animais por meio do uso da microscopia eletrônica de varredura (MEV) e da microscopia de luz. Para a avaliação foram utilizados cinco espécimes adultos, 3 fêmeas e 2 machos, que vieram a óbito por causas naturais. Na MEV da traquéia e brônquio observaram-se uma superfície densa de capilares salientes, a cartilagem hialina em formato de “C” e o feixe de músculo liso disposto em formato helicoidal. Já no tocante aos pulmões houve a observação das mesmas estruturas típicas de um pulmão de mamífero. Na microscopia de luz tanto para a traquéia, brônquios e pulmões as estruturas foram similares às já descritas para demais espécies de primatas não-humanos. Os dados obtidos nesta pesquisa elucidam a morfologia histológica e ultraestrutural da traquéia, brônquios e pulmões do sagui-de-tufo-preto (Callithrix penicillata). Servindo assim de subsídio para estudos de anatomia comparada bem como para o conhecimento acerca da morfologia de tal espécie de primata não-humano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











