CONCENTRAÇÃO LETAL CL50 DO EXTRATO AQUOSO DE FOLHAS DE TERMINALIA CATAPPA EM GUARU, PHALLOCEROS CAUDIMACULATUS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v17i3.23168Palavras-chave:
Toxicidade, Fitoterápico, Phalloceros caudimaculatus, Terminalia catappa.Resumo
Este ensaio foi realizado com o objetivo de determinar a concentração letal 50% (CL (I) 50-96h) do extrato aquoso de folhas secas da Terminalia catappa, uma planta com propriedades antifúngicas, bactericida e parasiticida. Devido à utilização crescente de fitoterápicos na aqüicultura, sua utilização é uma opção para o controle de enfermidades nos peixes. Os testes de toxicidade são importantes antes de se recomendar qualquer tipo de tratamento, uma vez que alguns produtos apresentam concentração terapêutica próxima da letal. Para a realização do experimento, foram utilizados 135 peixes da espécie guarus (Phalloceros caudimaculatus), expostos às concentrações crescentes de: 0,0; 50,0; 100,0; 150,0; 200,0; 250,0; 300,0 mL de solução estoque por litro de água. Os resultados foram calculados pelo método Trimmed Sperman Karber, demonstrando que a concentração letal 50% (CL (I) 50-96h) estimada, foi de 208,52 mL/L, apresentando limite inferior de 187,79 mL/L e superior de 231,54 mL/L. Observou-se alterações nos comportamentos dos organismos teste em concentrações acima de 250 mL/L e diminuição significativa dos níveis de oxigênio dissolvido e do pH. Concentrações abaixo de 250 mL/L a taxa de mortalidade é próxima à zero, sendo assim, o extrato aquoso demonstrou baixa toxicidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











