CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA DURANTE AS ETAPAS DE PROCESSAMENTO DE FILÉ DE TILÁPIA (<i>Oreochromis niloticus</i>)
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v16i1.22788Palavras-chave:
análise microbiológica, Salmonella sp, tilápia, microbiological analysis, <i>Salmonella sp.</i>, tilapiaResumo
O objetivo foi avaliar a contaminação microbiana do filé de tilápia (Oreochromis niloticus) e da água utilizada em diferentes etapas do beneficiamento desse pescado em uma indústria localizada na região metropolitana de Curitiba – PR. As amostras foram coletadas com quatro repetições e em cinco etapas do processamento do filé. Sendo duas etapas escolhidas para a coleta de amostras de água e três etapas para a coleta de filé. Os filés foram submetidos à contagem de aeróbios psicrotróficos, contagem de coliformes totais e Escherichia coli, contagem de Staphylococcus coagulase positiva e pesquisa de Salmonella sp. Nas amostras de água foi avaliado o número mais provável de coliformes totais e de Escherichia coli. A contagem de psicrotróficos variou de 4,3 x 106 UFC/g para o filé após a retirada da pele a 2,6 x 107 UFC/g para o filé embalado. A ocorrência de Staphylococcus coagulase positiva foi verificada somente nas amostras de filé após a embalagem e o valor observado mostrou-se inferior a 103 UFC/g. Foi detectada a presença de Salmonella sp em amostras de filé obtidas após a retirada da pele e após a retirada do espinho central. Com relação à contaminação por coliformes totais e Escherichia coli a água da recepção e a água da lavagem dos peixes mostraram valores acima do permitido pela legislação e as amostras de filé apresentaram-se contaminadas por esses microrganismos em todas as etapas estudadas apresentando valores de 5 x 101 a 4,5 x 103 UFC/ g de coliformes totais e <10 a 3,0 x 102 UFC/g de Escherichia coli. Ficou evidenciada a necessidade de maior controle microbiano durante o processamento do filé de tilápia e da água usada no processo, visto que em todas as etapas estudadas foram observadas altas contagens de microrganismos deterioradores e a presença de patogênicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.