COMPOSIÇÃO MINERAL DA CARCAÇA E DOS CORTES DA CARCAÇA DE OVINOS JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v16i1.22583Palavras-chave:
categorias animais, minerais, músculos, ovelhas, animal categories, ewes, minerals, musclesResumo
Com o objetivo de estudar a composição mineral (ferro, cálcio e sódio) da carcaça e dos cortes da carcaça de ovinos de diferentes categorias, utilizaram-se 18 ovinos ½ Ile de France ½ Ideal (6 cordeiros não castrados, 6 ovelhas adultas de descarte e 6 capões adultos de descarte). Os animais foram criados em regime de pasto de Tifton – 85 e suplementados com concentrado. Os cordeiros foram abatidos aos 32 kg, com aproximadamente 5 meses de idade. As ovelhas e capões, com 55 kg e 60 meses de idade. Os valores de ferro diferiram entre as categorias quanto aos músculos dos cortes estudados, com maior média para os músculos da perna dos ovinos adultos de 3,86 mg/100g em relação aos dos cordeiros de 1,91 mg/100g, respectivamente. Os teores de ferro nos músculos da meia carcaça não diferiram quanto à categoria animal, com média de 3,38 mg/100g. Os valores de cálcio nos músculos da meia carcaça e do corte da perna foram superiores para os capões (9,84 e 7,35mg/100g), intermediários para ovelhas (6,28 e 6,54mg/100g) e com os menores teores para os cordeiros (5,30 e 4,22mg/100g). Não houve diferenças quanto aos teores de sódio para as categorias e diferentes músculos estudados, com valor médio de 56,75 mg/100g. Concluiu-se que os valores de sódio são similares entre as categorias animais e entre os diferentes músculos da carcaça, e que os de ferro e cálcio apresentam diferenças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











