INTER-RELAÇÃO ENTRE BALANÇO CÁTION-ANIÔNICO DO ALIMENTO E O pH URINÁRIO DE GATOS

Autores

  • Carolina Padovani Pires
  • Flávia Maria De Oliveira Borges Saad UFLA
  • Aulus Cavalieri Carciofi Unesp Jaboticabal
  • João Paulo Fernandes Santos

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v16i3.20966

Palavras-chave:

excesso de bases, felinos, nutrição, urina

Resumo

Estudos para o desenvolvimento de formulações de alimentos para animais de companhia buscam componentes essenciais à manutenção da vida de forma saudável, bem como segurança de produtos, incorporando nestes, elementos capazes de prevenir os riscos de determinados distúrbios metabólicos associados à dieta. Desordens do trato urinário felino, em destaque as urolitíases, apresentam alta incidência na casuística clínica. Estudos associam fatores dietéticos como ingredientes, digestibilidade e composição química, a alteração do volume, pH e densidade da urina e conseqüente indução a formação de urólitos. Uma correlação altamente significativa entre a composição mineral da dieta e o pH urinário de gatos começa a ser estudada, utilizando a associação entre o balanço catiônico-aniônico da dieta (BCAD) e a regulação do equilíbrio ácido-base do organismo. O BCAD pode ser definido como a diferença entre os cátions e ânions fixos totais presentes na dieta, ferramenta importante para estimar o pH urinário e determinar a faixa de pH que o alimento utilizado favorece, podendo assim associar o desencadeamento e a prevenção de urólitos de estruvita e oxalato de cálcio no trato urinário de felinos. Diante disso a presente revisão teve como objetivo apontar associações entre a dieta e o reflexo desta no pH urinário de gatos e, conseqüentemente, no desenvolvimento de desordens do trato urinário, caracterizadas por formação de concreções macroscópicas, assim como descrever a  metodologia do BCAD para estimação deste pH e prevenção de doenças, melhorando a qualidade de vida dos gatos.

Biografia do Autor

Carolina Padovani Pires

Médica Veterinaria Mestre em Nutrição de Monogástricos

Flávia Maria De Oliveira Borges Saad, UFLA

Professora Adjunta da Universidade Federal de Lavras. Departamento de Zootecnia Setor de Animais Silvestres e de Companhia.

Aulus Cavalieri Carciofi, Unesp Jaboticabal

Professor assistente doutor na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Jaboticabal, Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária.

João Paulo Fernandes Santos

Zootecnista. Mestre em Nutrição de Monogástricos

Downloads

Como Citar

Pires, C. P., Saad, F. M. D. O. B., Carciofi, A. C., & Santos, J. P. F. (2011). INTER-RELAÇÃO ENTRE BALANÇO CÁTION-ANIÔNICO DO ALIMENTO E O pH URINÁRIO DE GATOS. Archives of Veterinary Science, 16(3). https://doi.org/10.5380/avs.v16i3.20966

Edição

Seção

Artigos de revisão