COMPARAÇÃO DE DUAS TÉCNICAS DE ORQUIECTOMIA EM EQÜINOS, EMPREGADAS NO ENSINO DA TÉCNICA CIRÚRGICA VETERINÁRIA.
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v16i3.20540Palavras-chave:
orquiectomia, eqüinos, ensino, abraçadeira de náilonResumo
A orquiectomia bilateral é uma cirurgia simples e rotineira na prática eqüina, embora o potencial para complicações seja alto. A complicação mais comum é a hemorragia, que se não tratada leva ao quadro de choque e morte. Diversas técnicas e variações destas estão descritas na literatura, sendo a mais freqüentemente empregada a técnica aberta. O objetivo deste estudo foi comparar duas técnicas de hemostasia aplicadass por alunos do curso de medicina veterinária, sem experiência com orquiectomia em eqüinos. Para tal foram utilizados 16 equinos machos, com idade média de seis anos (±4), que foram separados em dois grupos, aleatoriamente, por sorteio: GRUPO 1, onde os animais foram castrados utilizando-se emasculador, para promover a hemostasia vascular (n=8); GRUPO 2, com animais que foram castrados utilizando-se abraçadeiras de nylon, de 2,5 mm de largura, para promover a hemostasia (n=8). Foram mensurados os tempos do ato cirúrgico, presença de edema de prepúcio e secreção purulenta, tempo de fechamento da ferida e claudicação no pós operatório, sendo que nenhuma diferença foi observada entre os grupos. A presença de sangramento no período pós operatório imediato apresentou diferença significativa, onde o grupo castrado com o emasculador demonstrou maior grau de hemorragia. As abraçadeiras de nylon podem ser utilizadas na castração de eqüinos, sendo que neste experimento elas não apresentaram complicações associadas a curto e no longo prazo. Ambas as técnicas mostraram-se viáveis e de fácil aplicabilidade na prática docente.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











