PARÂMETROS ELETROCARDIOGRÁFICOS DE CASCAVÉIS (Crotalus durissus, Linnaeus, 1758) EM CATIVEIRO.
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v16i3.19509Palavras-chave:
, cascavel, Crotalus, eletrocardiogramaResumo
Apesar de a eletrocardiografia ser vastamente empregada na clínica veterinária, esta ferramenta ainda é pouco utilizada no diagnóstico de patologias em serpentes. Este trabalho teve como objetivo a caracterização dos parâmetros eletrocardiográficos da espécie Crotalus durissus em cativeiro, sob condições controladas. Para isto, 23 serpentes foram submetidas ao exame eletrocardiográfico, aonde os seguintes parâmetros foram analisados: a freqüência cardíaca, ritmo, eixo cardíaco, ondas P e T, complexo QRS, assim como os intervalos P-R e S-T nas derivações cardíacas DI, DII, DIII, Avf, Avl e Avr. Os resultados demonstraram que a técnica foi eficiente nas mensurações das deflexões cardíacas, porém a análise da freqüência e ritmo geralmente é prejudicada devido a um viés estresse-induzido e sua interpretação deve ser cautelosa. Os parâmetros eletrocardiográficos de Crotalus durissus determinados neste trabalho foram bastante consistentes e com mínimas variações, o que parece possibilitar sua utilização no diagnóstico das doenças cardíacas em serpentes. A escassez de padrões eletrocardiográficos em serpentes torna muito difícil a comparação e a interpretação de como as variáveis morfológicas, fisiológicas e ecológicas podem influenciar os parâmetros eletrocardiográficos, por este motivo, novas pesquisas que determinem os padrões eletrocardiográficos de diferentes espécies serão absolutamente necessárias para o uso do eletrocardiograma como ferramenta diagnóstica na rotina clínica.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.