INCLUSÃO DO CAROÇO DE ALGODÃO EM RAÇÕES DE ALTO CONCENTRADO CONSTITUÍDO DE CO-PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS SOBRE O DESEMPENHO ANIMAL EM TOURINHOS CONFINADOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v16i3.18376Palavras-chave:
co-produto, ganho médio diário, gordura, proteína brutaResumo
Objetivou-se avaliar a inclusão do caroço de algodão (0%, 10%, 20% e 30% na MS) em rações contendo alto concentrado 85% (casca do grão de soja e farelo de soja) e volumoso 15% (bagaço de cana-de-açúcar hidrolisado) na alimentação de tourinhos terminados em confinamento sobre o ganho médio diário (GMD), conversão alimentar (CA) e eficiência alimentar (EA). Foram utilizados 32 tourinhos da raça Nelore, com idade média de 36 meses e com peso corporal (PC) inicial médio de 424 ± 25 kg, por 90 dias, distribuídos em um delineamento experimental inteiramente casualizado. Os dados de GMD, CA e EA foram submetidos ANOVA e as diferenças obtidas foram testadas utilizando equação de regressão a 5% de probabilidade. A inclusão do caroço de algodão (0%, 10%, 20% e 30%) em rações com alto concentrado não influenciou (P > 0,05) o GMD, a CA e a EA de tourinhos terminados em confinamento. O valor médio obtido para o GMD, CA e EA para os tourinhos alimentados com os diferentes teores de inclusão do caroço de algodão foi de 1,41 kg/dia, 8,76 kg de MS/kg de ganho e 0,12 kg de ganho/kg de MS, respectivamente. Conclui-se que a inclusão de 30% de caroço de algodão em rações compostas com alto concentrado fornecidas à tourinhos terminados em confinamento não altera o ganho médio diário a conversão alimentar e a eficiência alimentar.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.