ALTERNATIVAS AOS ANTIBIOTICOS PARA EQUILIBRAR A MICROBIOTA GASTROINTESTINAL DE FRANGOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v16i3.18300Palavras-chave:
ácidos orgânicos, carvacrol, controle microbiológico, desempenho, morfologia intestinalResumo
Uma série de aditivos alimentares, incluindo antibióticos, tem sido amplamente utilizados na indústria avícola durante vários anos. A manipulação das funções gastrointestinais e da microbiota dos animais domésticos com aditivos alimentares é reconhecida como uma importante ferramenta para melhorar o desempenho e a eficiência alimentar. Recentemente, as preocupações com os possíveis resíduos de antibióticos e resistência a doenças tem despertado restrições no uso de antibióticos na indústria animal. A proibição do uso de antibióticos como aditivos na alimentação animal pela União Européia, tem acelerado as investigações sobre aditivos alternativos. Como alternativas, os óleos essenciais e ácidos orgânicos já são utilizados na alimentação animal para melhorar o desempenho e para controlar a população de microorganismos patogênicos no intestino em sistemas de manejo intensivo. O objetivo desta revisão é abordar a importância do equilíbrio da microbiota intestinal e como ácidos orgânicos e o carvacrol podem atuar no desenvolvimento da microbiota intestinal, no controle de bactérias patogênicas como Salmonella e Campylobacter e no desempenho zootécnico dos animais.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











