CORRELAÇÃO ENTRE A BIOMETRIA TESTICULAR, A IDADE E AS CARACTERÍSTICAS REPRODUTIVAS DE TOUROS DA RAÇA NELORE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v16i1.17557Palavras-chave:
biometria testicular, circunferência escrotal, espermograma, Nelore, vigor motilidade concentração espermáticas, Nellore bulls, scrotal circumference, testicular biometry, spermatic vigor motility concentrationResumo
O objetivo da pesquisa foi o de correlacionar a dinâmica de crescimento da biometria testicular com as características espermáticas em animais em fase de crescimento e destinados à reprodução. Foram utilizados 20 animais da raça Nelore entre 10 e 24 meses de idade, criados sob condições extensivas de pastoreio e com suplementação mineral. Constituíram-se dois grupos (G), sendo o G1 (n=10) formado por animais com a idade variando de 10 a 18 meses e o G2 (n=10) por animais com idade entre 18,1 e 24 meses ao início do experimento. Por um período de dez meses, em três distintos momentos experimentais, com intervalos de cinco meses entre eles, nos animais de ambos os grupos, realizou-se a aferição do peso corporal, mensurações da circunferência escrotal (CE), além de avaliação do vigor, motilidade e concentração espermáticas. Houve influência da idade e do desenvolvimento corporal sobre as características reprodutivas estudadas. Ao se comparar o crescimento testicular, verificou-se que os animais do G1, tiveram maior proporção de crescimento biométrico testicular (P<0,001) que os animais do G2; a concentração espermática foi constantemente maior nos animais do G2, nos três momentos estudados (P<0,001), porém os grupos não diferiram quanto ao vigor e a motilidade espermática em todo o período experimental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











