EFICÁCIA DO EXTRATO AQUOSO DO <i>Triticum vulgare</i> NO TRATAMENTO DE RADIODERMATITES GERADAS PELO USO DA RADIOTERAPIA EM GATOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i3.17363Palavras-chave:
Triticum vulgare, queimaduras cutâneas, radioterapia, gatos.Resumo
O uso de radiações ionizantes no tratamento de doenças oncológicas em medicina veterinária tem crescido nos últimos anos. De maneira geral, os animais têm tolerado muito bem os tratamentos com elementos radioativos, no entanto, os efeitos deletérios que podem ocorrer nem sempre são possíveis de serem controlados, principalmente àqueles relativos às queimaduras cutâneas. Sendo assim, este trabalho estudou os efeitos do creme de Triticum vulgare no tratamento de radiodermatites de 10 gatos portadores de carcinoma escamo celular (CEC) que foram tratados com a radioterapia como modalidade única de terapia. Utilizou-se o fármaco topicamente e diariamente até a completa cicatrização das feridas por queimadura. Frente aos achados, concluiu-se pelos efeitos benéficos do mesmo, pois ele permitiu a formação de tecido de granulação e epitelização das feridas com reparação epidérmica não exuberante, de boa qualidade e cosmética, considerando-se os efeitos deletérios que podem advir de tratamentos oncológicos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.