VALORES DE REFERÊNCIA DE URÉIA E CREATININA PARA JAVALI (Sus scrofa scrofa, LINNAEUS, 1758) EM CATIVEIRO.
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i4.17265Palavras-chave:
bioquímica sérica, função renal, valores de referência, reference values, renal function, serum biochemistryResumo
No Brasil, a criação comercial de javalis (Sus scrofa scrofa) está em crescente expansão. Devido à importância dos valores referenciais para as análises bioquímicas como auxílio diagnóstico de processos patológicos e à limitação de dados na literatura sobre esta espécie, foram colhidas amostras de sangue para a determinação de valores bioquímicos em 160 javalis entre 180 a 300 dias de vida, clinicamente saudáveis e confinados. A faixa de referência para creatinina foi semelhante aos valores de referência para suínos (1,0 – 2,7mg/dL). Houve diferença, entre sexos apenas para a dosagem da uréia, onde os machos apresentaram valores mais altos (14,92 - 49,30mg/dL), embora, semelhantes aos suínos (10 – 30mg/dL). As fêmeas, com valores de 13,03 - 44,78mg/dL, não tiveram significância estatística.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.