PREVALÊNCIA DA DOENÇA DE AUJESZKY NO ESTADO DO PARANÁ NO PERÍODO DE 2000-2009
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i4.17253Palavras-chave:
javali, herpes vírus suíno, pseudoraiva, suínos, HSV-1, pseudorabies, swine, wild boarResumo
A doença de Aujeszky (DA) ou pseudoraiva é uma enfermidade causada pelo Herpesvirus suis. Esta doença afeta grande número de espécies animais e, na suinocultura, possui especial relevância sanitária e econômica. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar a prevalência de DA em granjas de reprodutores suídeos certificadas (GRSC), granjas comerciais de suínos (GS), granjas de javalis (JA) e criações de subsistência (CS) no estado do Paraná no período de 2000 a 2009. O estudo foi realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) do Paraná e foi divido em três etapas: 1) Monitoria sorológica de GRSC no período de 2000 a 2009; 2) Inquérito soroepidemiológico para DA em 283 municípios do estado no ano de 2003; 3) Avaliação dos surtos de DA ocorridos no período de 2000 a 2009. O estudo demonstrou que houve 21 focos de DA no período 2000-2009, sendo 10 constatados a partir de notificação de suspeita da doença. Destes, cinco ocorreram em GS e cinco em CS. No inquérito soroepidemiológico, constatou-se 11 focos em 10 municípios, sendo dois em granjas de JA e nove em CS. Em todos os focos de DA foram adotadas medidas sanitárias de saneamento. Conclui-se que a prevalência de DA no estado do Paraná no período de 2000 a 2009 foi de 21 focos, com predomínio em granjas de javalis e em criações de subsistência.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.