COMPORTAMENTO EXPLORATÓRIO EM GATOS DOMÉSTICOS (<i>Felis silvestris catus </i>Linnaeus, 1758): UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i2.17199Palavras-chave:
enriquecimento ambiental, exploração, felinos, neofilia, novidade, environmental enrichment, exploration, felids, neophilia, noveltyResumo
Entende-se comportamento exploratório como uma atividade promovida por um estímulo novo e que consiste em atos e posturas que permitem a coleta de informações sobre um objeto, ou ambiente não familiar. A exploração possui fortes implicações na sobrevivência do indivíduo e na de sua espécie, ao facilitar a familiarização com situações de novidade. Este comportamento tem sido avaliado de forma mais significativa em humanos e só a partir da década de 1950 os estudos com animais não humanos começaram a ocorrer. Para gatos domésticos, a pesquisa nesta área ainda é muito tímida e a compreensão deste comportamento poderá auxiliar nas abordagens relacionadas a enriquecimento ambiental e bem-estar animal. Tendo em vista que o gato é hoje uma espécie de interesse, particularmente como animal de companhia, modelo de estudo para felinos em cativeiro e animal de experimentação, a avaliação da atual situação deste comportamento neste animal poderá auxiliar na busca de uma relação mais adequada com a sua manutenção propiciando um manejo orientado dentro de uma postura ética.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











