O CONTROLE DO USO DE ANIMAIS PARA ENSINO E PESQUISA

Autores

  • Vanessa Carli Bones Universidade Federal do Paraná
  • Elaine Cristina de Oliveira Sans Universidade Federal do Paraná
  • Ricardo A. Franco Simon Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR)
  • Carla Forte Maiolino Molento Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v15i3.16364

Palavras-chave:

aulas práticas com animais, ética, experimentação, legislação, regulamentação, Animals in practical lessons, ethics, experimentation, legislation, regulation

Resumo

A regulamentação da experimentação animal está fundamentada na preocupação ética de não se infringir sofrimento aos animais, demonstrada pelos movimentos sociais de proteção animal, pela legislação abordando o tema, pelas Comissões de Ética no Uso de Animais, entre outros. O objetivo desta revisão foi estudar o controle do uso de animais para ensino e pesquisa em alguns países, escolhidos aleatoriamente, comparando-os com a situação brasileira e paranaense. O controle é feito por diferentes instituições em diferentes países, a saber: pelo Presidente e Parlamento na África do Sul; instituição autônoma no Canadá; Departamento da Agricultura nos Estados Unidos; Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia no Japão; Ministério Federal de Alimentos, Agricultura e Proteção do Consumidor na Alemanha; Ministério da Agricultura na França e Suécia; Ministério da Saúde, Bem-estar e Esporte na Holanda; Home Office no Reino Unido; Conselho Federal na Suíça; e Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica na Austrália. No Brasil o controle é feito pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, havendo duas Leis Federais, um Decreto e uma Resolução; no Paraná, há o Código Estadual de Proteção aos Animais. O conhecimento do trabalho de instituições responsáveis pelo controle da experimentação animal em diferentes países pode auxiliar o aprimoramento deste processo no Brasil. Tal controle é urgente pela necessidade de proteção do bem-estar animal e pela preocupação crescente da sociedade.

Biografia do Autor

Vanessa Carli Bones, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: bem-estar animal, interação ser-humano-animal, animais utilizados para ensino e pesquisa e ética no uso de animais. Atualmente desenvolve trabalhos vinculados com o Laboratório de Bem-estar Animal LABEA do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é membro da Comissão de Zoonoses e Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CZBEA-CRMV-PR).

Elaine Cristina de Oliveira Sans, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR (2008). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em bem-estar animal e enriquecimento ambiental para animais silvestres mantidos em cativeiro.

Ricardo A. Franco Simon, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR)

Médico Veterinário, Acessor técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) e membro da Comissão de Zoonoses e Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CZBEA- CRMV-PR)

Carla Forte Maiolino Molento, Universidade Federal do Paraná

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1990), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (1995) e doutorado em Zootecnia - Mcgill University (2001). Atualmente é professora adjunto de Comportamento e Bem-estar Animal da Universidade Federal do Paraná e coordenadora do Laboratório de Bem-Estar Animal - LABEA/UFPR. Membro da Comissão de Ética no Uso de Animais do Setor de Ciências Agrárias da UFPR e membro da Comissão de Zoonoses e Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná. Consultora da Sociedade Mundial de Proteção Animal para o projeto Conceitos em Bem-Estar Animal - Docência Superior. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em ensino, diagnóstico e estratégias de melhoria do bem-estar de animais de produção, de companhia e de laboratório.

Downloads

Como Citar

Bones, V. C., Sans, E. C. de O., Simon, R. A. F., & Molento, C. F. M. (2010). O CONTROLE DO USO DE ANIMAIS PARA ENSINO E PESQUISA. Archives of Veterinary Science, 15(3). https://doi.org/10.5380/avs.v15i3.16364

Edição

Seção

Artigos de revisão