NÍVEIS DE CASCA DE SOJA EM RAÇÕES CONCENTRADAS PARA BEZERROS DE RAÇAS LEITEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v17i2.16270Palavras-chave:
casca de soja, consumo, desempenho, concentradoResumo
O presente trabalho teve como objetivo comparar a inclusão de quatro níveis de casca de soja como componente de rações concentradas para desaleitamento precoce de bezerros. Foram utilizados 36 bezerros, sendo 24 da raça Holandesa e 12 da raça Jersey, submetidos a quatro níveis de casca de soja (0, 15, 30 e 45%) adicionados em rações concentradas à base de milho, farelo de soja, palatabilizante e núcleo mineral, com 20% de proteína bruta. A duração do experimento foi de 16 semanas, considerando-se as fases de aleitamento (1-8 semanas) e pós-aleitamento (9-16 semanas). Na fase de aleitamento os animais receberam 4,0 kg de leite/dia, distribuídos em duas vezes, concentrado e água fornecidos à vontade. Após o desaleitamento os animais foram alimentados com concentrado e água à vontade e feno de alfafa na proporção de 20% do concentrado. Avaliou-se peso vivo, ganho de peso, altura à cernelha e ganho em altura, consumo de concentrado e volumoso e conversão alimentar (kg de MS ingerida / kg de ganho de peso). Os tratamentos não afetaram nenhuma das variáveis analisadas (P>0,05). Conclui-se que a casca de soja pode ser incluída em até 45% das rações concentradas para bezerros desaleitados com oito semanas de idade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











