TESTE DA LIBIDO EM TOUROS JOVENS GUZERÁ E SUAS ASSOCIAÇÕES COM CARACTERÍSTICAS REPRODUTIVAS E NÍVEIS SÉRICOS DE TESTOSTERONA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v14i4.16202Palavras-chave:
comportamento sexual, Guzerá, libido, testosterona, zebu, Guzerat, sexual behavior, testosteroneResumo
Um total de 12 touros da raça Guzerá, de 24 a 34 meses de idade, avaliados andrologicamente, foram submetidos a teste da libido com o objetivo de estudar o comportamento sexual em curral, por cinco, 10 e 15 minutos de observação; e associar com características andrológicas (aspectos físicos: motilidade, vigor, turbilhonamento e concentração espermáticos, e volume do sêmen; e morfológicos: defeitos espermáticos maiores, menores e totais, do sêmen), circunferência escrotal (CE), classificação andrológica por pontos (CAP), peso corporal, idade e concentrações séricas de testosterona. Observou-se, de forma geral, baixa resposta dos animais aos testes, uma vez que menos da metade dos animais foi classificada com libido média ou alta. Verificou-se pequena variação na pontuação entre os tempos de observação, com escore 3,0 em cinco minutos e 3,3 em 15 minutos de avaliação (p>0,05). A associação entre a libido e as concentrações séricas de testosterona (0,78), reforçam o achado de influência desta característica na expressão do interesse sexual em touros jovens Guzerá.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.