PESQUISA DE ANTICORPOS CONTRA <i>Cysticercus bovis</i>, POR TESTE ELISA EM BOVINOS DE ABATEDOURO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i2.16155Palavras-chave:
cisticercose, imunodiagnóstico, inspeção, rastrabilidade, cysticercosis, immunodiagnosis, inspection, traceabilityResumo
Com o objetivo de padronizar e avaliar a campo um teste sorológico para diagnóstico de cisticercose em bovinos foram examinados 812 animais procedentes de 139 municípios do Estado do Paraná, a maioria bovinos azebuados, machos e fêmeas, de grupo etário variando de 18 meses a 60 meses. Os animais foram devidamente identificados e abatidos em frigorífico comercial na região metropolitana de Curitiba. Dos animais que apresentaram cistos durante a Inspeção post-mortem foi colhida amostra de sangue, as quais foram submetidas ao teste ELISA para pesquisa de anticorpos contra-Cysticercus bovis. O coeficiente de sensibilidade para o teste ELISA foi de 83,6% e o Coeficiente de Especificidade foi de 92,8%. Portanto, o teste sorológico (ELISA) foi mais sensível do que o exame póst-mortem, pois este deixou de detectar 06 carcaças com infecção leve por cisticercose (VPP 99,7% - ELISA).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











