RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E BEM-ESTAR DO CÃO DOMICILIADO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i1.15812Palavras-chave:
bem-estar animal, cão, vínculo homem-animal, animal welfare, attachment, dog, pet-human bondResumo
O objetivo principal deste estudo foi verificar alguns aspectos da associação entre a relação homem-animal e o bem-estar do cão. Foram estabelecidas as relações funcionais entre as condições de criação de 60 cães, a progressividade e a atitude de seus proprietários e o bem-estar animal, por meio de análise multivariada de correspondência múltipla. O modelo de investigação utilizado na pesquisa foi do tipo exploratório de caráter descritivo com pesquisa de campo. Realizou-se um inquérito e observações das condições de criação de cães domiciliados. A seleção das residências foi realizada de modo fortuito e sistemático, visando obter variabilidade do tipo de residência e diversidade socioeconômica dos participantes. A índole, o estado de tranquilidade e a avaliação corporal foram os três indicadores utilizados para a medição do bem-estar animal. O cão simultaneamente manso, tranquilo e com condição corporal ideal foi considerado desfrutar do bem-estar adequado. Apenas 43,3% da população canina experimentava bem-estar adequado por ocasião da entrevista. Dentre os três indicadores utilizados, condição corporal e estado de tranquilidade mostraram-se ser indicadores mais apropriados para medir o bem-estar pobre que o bem-estar adequado. Concluiu-se que a progressividade, a atitude positiva e o comprometimento do proprietário com os cuidados necessários para proporcionar uma boa qualidade de vida ao cão, não foram suficientes para favorecer o bem-estar adequado de 56,6% da população estudada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.