CARVEDILOL NA HIPERTROFIA CARDÍACA INDUZIDA POR ANABOLIZANTES EM COELHOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v13i4.15271Palavras-chave:
β-bloqueador, decanoato de nandrolona, remodelamento miocárdicoResumo
Estudou-se a ação do carvedilol frente a alterações cardiovasculares induzidas pelo uso de esteróides anabólicos androgênicos (EAA), em 30 coelhos. O monitoramento cardíaco deu-se fundamentalmente pela análise da silhueta cardíaca a partir de radiografias seqüenciais mensais, analisadas através do programa AUTOCAD 2004®. O uso do carvedilol reduziu em 13% em média a hipertrofia miocárdica secundária ao uso de 5 mg de decanoato de nandrolona, semanalmente, durante nove semanas, proporcionando remodelamento da silhueta cardíaca, com diminuição das áreas, perímetros e volumes cardíacos, quando analisadas com o auxílio do AUTOCAD 2004®. A interpretação do remodelamento cardíaco com o AUTOCAD 2004® pode ser adotada como prática diagnóstica para a investigação de pacientes com cardiomiopatias pela sua versatilidade, baixo custo e por proporcionar parâmetros fidedignos de evolução de cardiopatias. O carvedilol é uma opção a ser considerada para o tratamento das cardiomiopatias hipertróficas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











